Escolas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   

Escolas que fazem parte do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão

O Agrupamento de Escolas de Alter do Chão é composto, atualmente, por 3 estabelecimentos de ensino. Na freguesia e sede do concelho funcionam 2 estabelecimentos: o Centro Escolar de Alter do Chão (com Jardim de Infância e 1.º Ciclo) e a Escola Básica com 2.º, 3.º Ciclos e Secundário Padre José Agostinho Rodrigues, sede deste agrupamento de escolas. O 3.º estabelecimento de ensino, um Jardim de Infância, funciona na freguesia de Cunheira.

O edifício da escola sede apresenta a construção típica dos anos noventa, para as Escolas Básicas. Foi implementado no ano letivo 1996/1997 e é constituído por um corpo central de 2 pisos (R/Chão e 1.º andar). Disponibiliza à comunidade educativa refeitório, bufete, sala de convívio dos alunos, sala de convívio do pessoal docente e não docente, biblioteca, sala de estudo, serviços de papelaria e de reprografia. No espaço circundante a este edifício, existe um recinto polidesportivo descoberto com os respectivos balneários. Ainda neste espaço circundante, foi construído e inaugurado no ano letivo 2012/2013, o Centro Escolar de Alter do Chão com capacidade para acolher cerca de 300 alunos. Este edifício disponibiliza 2 naves interligadas por um espaço polivalente, espaços exteriores cobertos e um parque infantil para o pré-escolar.

O estabelecimento de ensino localizado na freguesia da Cunheira, funciona num edifício típico do Plano dos Centenários, embora já com algumas intervenções para melhoria e adaptação do espaço a jardim-de-infância.

Quanto à escola sede, e de acordo com o previsto no Decreto - Lei n.º 387/90, de 10 de Dezembro, foi designado como patrono, o Senhor Padre José Agostinho Rodrigues, conforme Despacho n.º 3165/97 (2ª série): “ O Padre José Agostinho Rodrigues (1917-1971) nasceu em Orvalho (Oleiros, Beira Baixa) e veio para Alter do Chão como pároco em 1944, onde se manteve até à data da sua morte. Foi capelão militar e licenciou-se em Teologia na Universidade de Salamanca. Dotado de forte personalidade e de assinalável espírito de iniciativa, procedeu à reconstrução da Igreja Matriz. Em 1956 colaborou na criação da cantina para os alunos das escolas primárias, mobilizando boas vontades e empenhando os proprietários locais no fornecimento gratuito de géneros para confeccionar as respectivas refeições.

Na sua intensa acção social, dinamizou a construção de casas para pobres, em colaboração com a Conferência de “São Vicente de Paulo”, no espírito de Frederico Ozonam. Devem, porém, ser assinaladas as suas qualidades de educador. Numa época de escassos recursos e lutando com carências de todo o tipo, empreendeu a construção do Externato Diogo Mendes de Vasconcelos, onde, a partir de 1958, muitos jovens de Alter do Chão e dos concelhos limítrofes puderam prosseguir os seus estudos e ascender a qualificações educativas e profissionais mais elevadas.

Embora se tratasse de um estabelecimento de ensino não estatal, nunca os seus alunos, provenientes de meio rural carenciado, deixaram de o frequentar, em igualdade de oportunidades e com apoios sociais.

atualizado em Quinta, 26 Setembro 2013 18:33